domingo, 18 de dezembro de 2011

A dura realidade...

Viver e ser feliz é simples, ou melhor, complexo. Agora ficou confuso! Deixe tentar explicar para mim mesmo: Me sinto uma pessoa relativamente realizada: Tenho uma familia, amo minha filha e minha esposa, tenho um bom trabalho, vivo em uma casa confortável, viajo regularmente. Enfim., uma boa vida. Será ? Hoje me peguei pensando nisso: Sou uma pessoa feliz ? Consigo identificar que quanto mais leve estou (no sentido figurado, é claro), mais feliz me sinto. Leve no sentido de sereno, tranquilo, sem aquele incomodo rotineiro que temos quando estamos com algo pendente, que não está redondo. Por outro lado, me entristece quando me frustro. Simples assim: Quando crio alguma expectativa e as coisas são rolam como o esperado. Devo encarar a dura realidade ?

Dura realidade que certas coisas não mudam. Não mudam por diversas razões e maneiras. Sem que isso signifique que há algo errado com sua essência ou natureza. São desta forma e pronto ! E encarar isso não frustra. È aceitar ou não aceitar, sem terceira opção!

Acho que grande parte da infelicidade das pessoas está na frustração. Esperam aquilo que, no fundo, sabem que não irá acontecer. È a maldita esperança que nos frustra e, por fim, nos deixa infelizes.

Decidi não mais me frustrar ! Feito! Vou encarar a dura realidade de certas coisas e não deixar que uma eventual e consequente frustração ofusque minha felicidade. Cá entre nós, diga-se de passagem, sabemos exatamente o que rola e o que não rola, o que é factível e natural e aquilo que não é. Aceitar e equacionar a vida nesses parametros nos deixam mais simples, mais leves ... É encarar, finalmente, que se eu comer aquele pedaço de panetone de chocolate, eu vou engordar ! Simples assim ! Achar que não, é uma esperança que fatalmente me frustrará ... Não é preciso encarar a dura realidade ?

2 comentários:

  1. Boa, Veio Zuza! Já vi que o fim de ano tá cheio de reflexões. Bora melhorar o jeito de encarar a vida! Bjunda

    ResponderExcluir