segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Norte de Portugal e Santiago de Compostela




Não sei se alguém está lendo meu diário de viagem (se lerem, por gentileza, comentem!). Estou na madrugada de segunda para Terça, tive uma segunda-feira relativamente dificil e, como é de se esperar, estou aqui sem sono, bebendo uma SKOL e continuando minha dissertação de viagens...

Começarei por Porto, cidade relativamente grande ao norte de Portugal, a qual foi meu primeiro destino.

Ao desembarcar, fui a Europcar pegar minha caranga (a qual achava ser o vectra GT, o Astra opel de lá). Como na realidade loca-se o veiculo por categoria e não por modelo, peguei um Renault Megane perua (bom carro, porém grande). Peguei-o (ligado) e segui até o hotel. Como era de se esperar, o hotel ficava na região central, sem qualquer lugar para estacionar. A Daiana desceu, fez o check-in e aguardei a abertura do elevador de veiculo (isso mesmo, vc entra com o carro no elevador e verifica qual é o "andar" da vaga ...kkkk).

Com a garagem do elevador de carro aberta e, tentei ligar o carro ... Quem disse que consegui... O Prea aqui nunca tinha visto um carro com cartão... Eu apertava o "Start" e nada, apertava e nada, suava, buzinavam (agora eu dou risada de lembrar), a porta do elevador fechou e a Daiana venho ver o que tinha acontecido (eu já tinha suado que nem um porco velho.. kkkk). Pedi para abri novamente e comecei a tentar ... quando (até que enfim) engatei a 1a. e apertei o "Start" ... Pronto!!!!... Ufa.

Decidimos encarar a cidade a pé (estavamos perto do centro historico). Porto é uma cidade antiga, mal cuidada, porém tem seus atrativos. Os azulejos na fachada dos predios e igrejas impressionam. Descemos até a margem do Rio douro e tomei aquele "imperial", o chopp deles. Após visitarmos algusn momunentos (pergunte os nomes a Daiana), voltamos ao Hotel e decidimos sair da cidade no dia seguinte.


Acordamos cedo, tomamos café e saimos da cidade (com certa facilidade).

Seguimos para Viana do Castelo, cidade a 100Km de Porto, cujo principal atrativo é um castelo (que hoje, infelizmente, abriga uma Universidade, a qual descaracterizou-o).






Seguimos então para Ponte de Lima, cidade famosa por sua Ponte Romana (tem uns 2.000 anos). Ao chegaremos, havia um desvio por causa de uma feira de confecção( se não me falha a memoria). Estacionei o carro e fomos a pé ... Em plena segunda-feira, parecia uma festa, venda de lençois, artesanatos, etc. A tão famosa Ponte romana está coberta de "barraquinhas sujas", porém permanecia bela.






Decidimos então ultrapassar a fronteira e dar uma esticadinha até Santiago de Compostela na Espanha. Lugar famoso por sua Catedral construida há quase 1.000 anos e que é ponto de chegada dos peregrinos cristãos. Ao chegar (estavamos famintos) e decidimos almoçar (comida espanhola...kkk). Entramos num resturante pequeno cuja dona era uma filipina. Como queriamos algo "espanhol" pedimos o prato da casa. Então chegou um macarrão estranho (noodles) com mexilhões... Estranho, mas a entrada foi boa ...kkkk. Seguimos então ao centro historico e, finalmente a Catedral. A Catedral fica em uma praça, repleta de peregrinos sujos e fedorentos, os quais ficam deitados no chão. Entramos na Catedral... Linda, requintada, porém sombria. O Botafumeiro, especie de defumador, dá medo.







Voltamos para Portugal, com algumas "passagens forçadas" em VIGO, face as más sinalizações.

Chegamos em Braga, onde vimos mais uma igreja (haja igreja) e tomamos aquele café com pastelzinho de belém ...

Seguimos então á Guimarães á fim de visitar seu famoso Castelo. Ao chegamos, entramos nas muralhas, porém, além de estar fechado as segunda-feiras, já se passava das 7 horas da noite (ele fecha as 6). Passeamos por toda a muralha e arredores, porém não conseguimos entrar.

Por fim, esse foi minha visita ao Norte de Portugal ( a viagem prosseguiu ao Sul até Lisboa). Porto é uma cidade interessante, porém as cidades lindeiras completam a viagem.

4 comentários:

  1. Bicho, aproveita que tá com insônia e bota tb umas fotinhos aí, né! Puta preguiçoso...

    ResponderExcluir
  2. Vou colocar mais algumas fotos (Calma, eu sou prea ainda ...)

    ResponderExcluir
  3. Helloo Veio Zuza... eu tb tô lendo seu diário... nossa viagem à Santiago foi uma doideira... saimos de Cascais, onde morávamos, para passar o dia em Fátima... e terminamos na Galízia, show de bola. É isso aí, aproveitem muito! Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Grande Véia Zuza (com todo respeito), fique ai e acompanhe que tenho mais coisas para postar de Portugal (de Porto a Lisboa)e ainda outras viagens ...
    Portugal, assim como, a maioria dos paises europeus são assim, vc simplesmente decide pegar o carro de manhã e acaba atravessando o país em algumas horas, se deparando com coisas muito diferentes ... Pena que no Brasil ainda (espero que mude) as estradas são tão ruins e inseguras.

    ResponderExcluir