segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Ser pai é ...

Uma das experiências única da vida é, sem dúvida, ser pai. Digo única, pois tenho só uma filha e ponto. Brincadeira, com pingo de verdade. Ser pai é complicado, tendo em vista que somos testados a todo momento. Testado, no meu caso, por minha filha e minha esposa. Pela filha, a todo momento são testados os limites, muitas vezes, sem que percebemos. São aqueles olhares, movimentos, impasses, que geram causa e efeito. Pela esposa, a consequência : como será que eu lidarei com os testes da pequena. Ser pai é o exercicio continuo do poder moderado.

No próximo mês, faremos a primeira grande viagem em familia. Iremos a Costa do Sauípe, no primeiro voo da pequena. Confesso estar, no minimo, curioso. É uma mistura de ansiedade, felicidade e receio. Ansiedade para que logo aconteça. Felicidade por poder compartilhar a viagem em familia e, entretanto, receio por o que está por vir.

Ser pai é, no minimo, ter uma justificativa de vida. É o acordar e pensar: Vamos lá, tenho que fazer coisas acontecerem, pois tenho uma pequena que espera por isso.

No último sabado, eu e a Daiana fomos a um Bar de Rock em Moema. É um lugar bacana, organizado e com boa musica (falta a boa comida ... Saudades dos PUBs). Lá, entre outras bandas, teve um cover do Led. Houve duas curiosidades que, somente pais se importam. Primeiro, a filha de um dos musicos foi. Isso mesmo, uma criança de 6 ou 7 anos estava lá, curtindo. Rolou uma inveja, afinal imaginei minha pequena lá, com sua camisetinha do Metallica. Como se não bastasse, o baterista da banda, adivinhem ... Isso, era o filho de 8 anos (8 anos que completava naquela ocasião)do guitarrista. Diga-se de passagem, quem conhece Led sabe que a bateria não é nada fácil. Mas, novamente fui surpreendido. O moleque mandava muito bem ... Um show a parte, literalmente.

Por fim, acredito que ser pai é isso. Não há manual de instruções e sim, uma história e um "know how" desenvolvido a cada dia, cada momento. É um exercicio constante de ajustes, adequações, mas, sem dúvida, um exercicio de amor, carinho e dedicação.

Um comentário:

  1. Por enquanto vou me contentando com a experiência dos amigos. Acho até que vcs deveriam arranjar um irmãozinho pra pequena... hehehe. Abs, Zuza

    ResponderExcluir