quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Praia do Forte e Mangue Seco















Dando continuidade ao post anterior, na terça passada fui a Praia do Forte. A Praia do Forte, além de ser uma das mais belas praias do Brasil, há o projeto das tartarugas marinhas TAMAR. A cidadezinha é charmosa, mas a experiência no Projeto decepciona um pouco. Calma. Antes que alguém me critique, acho incrivel o projeto de preservação das Tartarugas, entretanto, a visita sim é decepcionante. Talvez, com um pouco de excesso de expectativa, acreditava que a visitação seria mais intima, onde pudesse ter um contato maior com os animais e não apenas ver 2 ou 3 tanques com uma tartaruga ... Enfim, a Loreninha curtiu e para mim isto bastou! Após a visita, fomos a tal aclamada praia. A primeira impressão é esquisita, pois há um mal aspecto nas formações rochosas e nos corais. Mas, ao adentrarmos no mar, verificamos o porque da merecida fama. Quando a maré está baixa, é possivel ficar nas enormes crateras existentes, em que parece um spa. Lá ficamos apreciando as ondas de longe (até a maré subir a a Loreninha ficar desesperada) e em contato com peixinhos coloridos ... Muito Bom.

Após a maré subir e a Loreninha dar um espetáculo a parte (berros mesmo), resolvemos almoçar um pouquinho. Já decepcionado com a comida de padaria do Resort, resolvi tentar, finalmente, comer uma comida tipica baiana. Entre as diversas opções, adentramos em um restaurante charmoso e logo percebemos que seria diferente. Ufa, Finalmente !!! Depois de dias, conseguimos comer um belo ceviche com banana da terra e uma moqueca de camarão de responsa ... Sabe que até melhorei o humor (estava chateado com a espetaculo da pequena).

Missão cumprida e com as esperanças renovadas, fomos na Quinta-Feira a praia do Mague Seco. O local não é tão facil de chegar (2 horas até a divisa de Sergipe, 20 minutos de barco e um passeio de Boggie), Mas vale a pena!

O local é o otimo exemplo do agreste, tanto é verdade que lá foi filmado a novela Tieta do Agreste... É local pacato em que é possivel ver a vida do baiano (que não quis passar a divisa de Sergipe para não trabalhar ... com perdão da piadinha). Parecia mentira, mas é verdade! O guia havia avisado: Peçam o prato com 2 horas de antecedência. Ele errou: É necessário 3 ! Mas, isso faz parte da experiência, já que é impagável a cara do garçom rindo quando me via após 30 minutos do pedido da Devassa (Calma, lá a cerveja é só da Marca Devassa). A praia é quase indescritível, um cenário que fotos tentam revelar, mas a presença te dá a verdadeira essência. Já com um pouquinho de fome e a espera da entrada (já pedida há mais de 1 hora), fui surpreendido com a Dona Helena e seus maravilhosos pastéis de carne seca. Ufa!!! Logo após pegar, tentei pagar, mas ela não tinha troco!!! 30 minutos depois insisti para ver se já havia troco. Ela me disse: Calma moço, relaxe, vc está na Bahia ...

3 comentários:

  1. Cara, eu acho uma sacanagem vc ficar postando foto de paraíso na internet... pra quem mora numa ilha gelada, isso é tortura! Humpf!

    ResponderExcluir
  2. Putz Véio ! larga o Chá e vem tomar uma geladissima ...

    ResponderExcluir
  3. Rogério,é bom demais ler seus posts! Me dá vontade de viver só viajando...Ando viajando com voce,através de seus posts! Inté!

    ResponderExcluir