quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Praia do Forte e Mangue Seco















Dando continuidade ao post anterior, na terça passada fui a Praia do Forte. A Praia do Forte, além de ser uma das mais belas praias do Brasil, há o projeto das tartarugas marinhas TAMAR. A cidadezinha é charmosa, mas a experiência no Projeto decepciona um pouco. Calma. Antes que alguém me critique, acho incrivel o projeto de preservação das Tartarugas, entretanto, a visita sim é decepcionante. Talvez, com um pouco de excesso de expectativa, acreditava que a visitação seria mais intima, onde pudesse ter um contato maior com os animais e não apenas ver 2 ou 3 tanques com uma tartaruga ... Enfim, a Loreninha curtiu e para mim isto bastou! Após a visita, fomos a tal aclamada praia. A primeira impressão é esquisita, pois há um mal aspecto nas formações rochosas e nos corais. Mas, ao adentrarmos no mar, verificamos o porque da merecida fama. Quando a maré está baixa, é possivel ficar nas enormes crateras existentes, em que parece um spa. Lá ficamos apreciando as ondas de longe (até a maré subir a a Loreninha ficar desesperada) e em contato com peixinhos coloridos ... Muito Bom.

Após a maré subir e a Loreninha dar um espetáculo a parte (berros mesmo), resolvemos almoçar um pouquinho. Já decepcionado com a comida de padaria do Resort, resolvi tentar, finalmente, comer uma comida tipica baiana. Entre as diversas opções, adentramos em um restaurante charmoso e logo percebemos que seria diferente. Ufa, Finalmente !!! Depois de dias, conseguimos comer um belo ceviche com banana da terra e uma moqueca de camarão de responsa ... Sabe que até melhorei o humor (estava chateado com a espetaculo da pequena).

Missão cumprida e com as esperanças renovadas, fomos na Quinta-Feira a praia do Mague Seco. O local não é tão facil de chegar (2 horas até a divisa de Sergipe, 20 minutos de barco e um passeio de Boggie), Mas vale a pena!

O local é o otimo exemplo do agreste, tanto é verdade que lá foi filmado a novela Tieta do Agreste... É local pacato em que é possivel ver a vida do baiano (que não quis passar a divisa de Sergipe para não trabalhar ... com perdão da piadinha). Parecia mentira, mas é verdade! O guia havia avisado: Peçam o prato com 2 horas de antecedência. Ele errou: É necessário 3 ! Mas, isso faz parte da experiência, já que é impagável a cara do garçom rindo quando me via após 30 minutos do pedido da Devassa (Calma, lá a cerveja é só da Marca Devassa). A praia é quase indescritível, um cenário que fotos tentam revelar, mas a presença te dá a verdadeira essência. Já com um pouquinho de fome e a espera da entrada (já pedida há mais de 1 hora), fui surpreendido com a Dona Helena e seus maravilhosos pastéis de carne seca. Ufa!!! Logo após pegar, tentei pagar, mas ela não tinha troco!!! 30 minutos depois insisti para ver se já havia troco. Ela me disse: Calma moço, relaxe, vc está na Bahia ...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Costa do Sauipe









Antes de mais nada preciso me desculpar ao Nordeste Brasileiro. Isso mesmo, tenho vergonha de dizer que ainda não havia conhecido nada acima de Minas Gerais. Bem, isso nunca foi desprezo e sim prioridade. Enfim, após várias tentativas infrutíferas, finalmente, fui ao Nordeste.

Minha estadia foi na Bahia, na Costa do Sauípe. Costa do Sauípe é, na realidade, um complexo privado feito pela Odebrecht, localizada no municipio de Mata de São João, há uns 120Km de Salvador. O complexo por si só é enorme. Sem exageros: ENORME ! Para se ter uma noção, após sair da Linha Verde (rodovia que corta o litoral baiano), adentra-se quase 4KM para chegar até os hotéis e a Praia. Enfim, há 5 hotéis e me hospedei no Class ( o mais antigo e voltado para casais com criança).

Desde que sai de Sampa e sabia do "tudo incluso" no Resort, tinha duas preocupações: Não engordar (ufa!! consegui) e não me afogar na piscina após sair do Bar Molhado (ufa!!! a Piscina tinha apenas 1,35m de altura kkkk). Nunca tinha ido a um lugar "tudo incluso" e confesso: Me decepcionei ! Decepção pela atitude dos hospedes que, sem maiores cerimônias, simplesmente desperdiçavam... Era um despedicio vergonhoso, inescrupuloso, absurdo !!! Desperdicio este que, refletia na qualidade dos produtos que, consequentemente precisavam ser baratos.

Enfim, tirando esse desabafo, e não que pensem que minha viagem foi uma droga por conta disso, O Resort é por si só um espetáculo ! As piscinas são cercadas por uma vegetação fantastica e era frequente ver macaquinhos subindo as arvores ou pássaros voando em volta. A Lorena (agora Lorena Morena) adorou !!! Ela pegou a boia e pulou na piscina, e lá ficava... inclusive fazendo ginastica e sendo o centro das atenções.

A praia era outro espetáculo a parte. Limpa, privativa e extremamente agradável. E o melhor: Há passos da piscina, sendo quase uma junção da mesma. No complexo ainda, tinha uma vila de lojas, um shopping center a céu aberto. Lá, além de 4 restaurantes "meia boca", havia lojinhas de souvenirs e algumas atrações no centro. Isso também foi algo engraçado, pois em alguns dias havia um cantor, que em seu violão, tocava alguns classicos de nosso MPB, e a Loreninha simplesmente adorava... Isso mesmo, ficava sentada nos banquinhos, ouvindo e batendo palmas ao final. Surpreendente !

Por fim, resolvemos sair da Costa do Sauípe e conhecermos outros dois lugares: Praia do Forte (onde há o projeto das tartarugas marinhas e uma praia constante no livro 1000 lugares no mundo para conhecer antes de morrer) e o Mangue Seco, outra praia na divisa da Bahia com Sergipe, onde apenas se chega de barco, se atravessa de boggie e onde foi filmado a novela "Tieta do Agreste". Mas, para que esse Post não fique enorme, eu contarei na próxima... FUI

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

De Motorhome na terra do Lobisomen ...






Dando inicio as minhas promessas de 2012, passei o FDS em Joanópolis. Joanópolis, para muitos, como eu, que não conhecia, é uma cidade situada muito próximo a divisa com Minas Gerais, saindo de Sampa pela Fernão Dias. É, dentre outras coisas, conhecida pela cidade do Lobisomem, por suas historias contadas de pai para filho durante gerações.

De fato, essa minha pequena viagem ao interior teve um pequeno diferencial: fui de Motorcasa. A um convite de um amigo, eu, a Daiana e a Loreninha, seguimos viagem nessa casa sobre rodas. A experiência por si só já valeu a viagem , tendo em vista, que todo o percurso é uma festa. Imagina ter uma geladeira, um armario e até mesmo um banheiro, ali ao seu lado... durante a viagem ?

Chegando a pequena cidade, seguimos para a cachoeira dos Pretos: um lugar bacana, arborizado e com uma bela cachoeira. Ficamos em um camping, onde pudemos estacionar a casa (engraçado escrever isso) e logo abrimos o toldo e preparamos a churrasqueira... Próximo havia um rio bem raso e um grupo de escoteiros aprendendo com seus "chefes".

Após um belo churrasco e uma merecida "siesta", segui para a tão aclamada cachoeira. A cachoeira era realmente alta, mas fiquei apenas embaixo, apreciando a massagem daquela queda d'água.

No domingão, após almoçarmos e passearmos um pouco, fizemos nosso check out (kkk) pagamos e voltamos a estrada. Na Estrada houve um pouco de congestionamento, mas para que pressa ? Afinal, estavamos em casa !!!