terça-feira, 29 de novembro de 2011

Stratford Upon Avon e o Condado de Shottery - Visita a Terra Natal do escritor de Romeu e Julieta




Já decepcionado pela megalópole Londres, em que assim como Paris, deixou para trás suas caracteristicas marcantes medievais, fui surpreendido pela magia medieval de Stratford. Há 150km de Londres e em uma viagem de aproximadamente 2 horas de Trem, tudo mudou ... Já na estação de trem notei a diferença, estava tudo vazio e facilmente via corvos. Após uma pequena caminhada a pé, já conseguia avistar algumas tabernas, construções centenárias simples e pessoas com trajes locais.

A grande atração desta cidadezinha é, sem dúvida, o famoso dramaturgo e poeta Wiliam Shakespeare, escritor dos famosos Romeu E Julieta, Otelo e Hamlet, pois ele nasceu e morreu em Stratford, assim como, sua filha Susanna. Já na visita na casa em que ele nasceu, é possivel imaginar como se viviam há quase 500 anos atrás. A Casa, subdividida em residência e comércio, abrigava o negócio de seu pai, que confeccionava luvas. O mais interessante é que, como poucas pessoas sabiam ler, as luvas ficava expostas na fachada da casa... Outra curiosidade era que, ao contrario das casas atuais, não se encontrava um Hall de entrada e sim um quarto luxuosamente mobiliado, que dava acesso a sala de visita. A razão era simples: Ao entrar na casa pelo luxuoso quarto, demonstrava "ou tentava demonstrar" uma falsa riqueza, haja vista que a casa de fato era extremamente simples.

Após a visita a casa, resolvemos almoçar. Diga-se de passagem, o inglês não almoça, entretanto, em Londres facilmente ve-se turistas almoçando. Porém, em Stratford ninguém almoça e sim tomam chá. Engraçado foi almoçar em meio ao chá vespertino dos jovens moradores de 70 e poucos anos de Stratford.

Após ao almoço caminhamos e seguimos para a Casa de Susanna, que casou-se com um famoso médico local. A casa, extremamente mais luxuosa que a casa dos avós, tinha um enorme jardim e comodos amplos, com diversas mobilias da época.

Seguimos para o condado de Shottery a pé... Isso mesmo, sem saber saimos da cidade e caminhamos por mais de uma hora para a casa dos pais de Anne Hathaway, esposa do Shakespeare, onde ela e Shakespeare viveram os últimos anos após ele retornar de Londres. O Condado de Shottery parece a Terra do Frodo ... isso mesmo, a terra em que vivia aquele hobbit do famoso Senhor dos Aneís... Lembro-me claramente que em um determinado momento, suspeitamos estarmos perdidos, quando surgiu o Gandalf de bicicleta ... O morador local, barbudo, cabeludo e muito parecido com aquela figura mistica dos Senhor dos anéis, nos informou que estavamos "próximos" e deveriamos seguir em frente. Deu a informação e sumiu na próxima curva sinuosa adiante. Após uma bela caminhada, chegamos a uma propriedade enorme, com uma paisagem digna de um outono inglês. entramos na casa de piso de tabua corrida e paredes irregulares, onde os movéis pareciam se fundir com a imovel. Ao chegarmos a cozinha, havia um senhor, voluntario do instituto Shakespeare e morador da região. A Daiana, que fala inglês fluentemente, logo foi surpreendida pelas explicações detalhadas dos ditados locais, enquanto eu apenas tentava entender o contexto.

Decidimos que era hora de voltarmos para Londres e deveriamos seguir para a estação de trem. Pedimos informação a uma jovem moradora, que nos avisou estarmos longe, entretanto deveriamos seguir até a rodovia e então caminharmos novamente até a cidade. Momento em que foi interrompida por outra senhora, de aproximadamente uns 70 anos, que disse que não era necessário, pois havia uma trilha no meio da floresta ... Será que encontrariamos os Hobbits ???

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Barbados - Um Paraiso pouco convencional



No fim do ano passado, tive a oportunidade de conhecer um paraiso pouco conhecido no caribe: Barbados. Barbados é uma ilha pertencente a coroa Britânica,. um lugar paradisiaco, rodeado de pelas praias. Entretanto, seu forte está longe de ser um bom tratamento a turistas. Sob o pretexto de não serem acostumados ao turismo, é comum ser recepcionado com uma cara fechada, de poucos amigos e perceber seu bem estar é totalmente irrelevante. Ficar em Barbados significa apenas curtir a paisagem e beleza naturais e não, aguardar um bom tratamento minimo declarado obrigatório. Apenas a titulo de exemplo, lembro de um fato interessante contado por uma brasileira que estava hospedada no mesmo hotel. Certo dia, ela resolveu ir tomar o café minutos antes das 7:00 horas (quando começava a servir o café), sentou-se na mesa e ficou aguardando. Quando surgiu a atendente dizendo-lhe que faltava alguns minutos. Sem reclamar, a brasileira disse que tudo bem, aguardaria sem maiores problemas, quando, de repente, foi tirada a força da mesa para fora da sala do café da manhã...
Mudando de assunto, a ilha é relativamente pequena, em que é notório a desigualdade social. Tão explicita que é possivel ver uma casa de muitos milhões de dolares de um lado da rua (cujo fundos é de praia privativa e pertence a milionários estrangeiros) e do outro lado, da mesma via, ver um casebre em que moram diversas pessoas. Barbados não possui muitas orlas e calçadões, fora o acesso apertadissimo, que mais parece uma servidão de passagem, a cada 1km. Grande parte dos acessos permenecem privativos as propriedades milionárias ou hotéis.
Quanto comer, frutos do mar são abundantes, entretanto, os melados na carne de porco prevalecem como iguarias locais. Rum é a bebida alcolica básica em qualquer drink, sendo o Rum Pounch (Rum com frutas) a bebida de praia.
Os custos de viagem são relativamente baixos, pois o Dolar Barbadiano vale menos do que o Real, e um prato individual, a titulo de exemplo, custa menos do 20 dolares barbadianos. Ainda, outra boa noticia é que a GOL, possui voô direto de apenas 5 a 6 horas.
Por fim, ficar em Barbados é acordar num paraiso, de sol quase todos os dias, areia branca e mar azul claro. Entretanto, é ter paciência ... Álias, estou esperando até agora o ketchup da batata frita que a atendente foi buscar para mim ...

Volta ao Blog

Após alguns meses sem postar, a pedido de um grande amigo, decidi continuar minha jornada de compartilhar um pouco de minhas viagens e momentos. Nos próximos dias, postarei a viagem á Barbados, aquele paraiso, e depois minha última viagem a Londres e algumas outras cidadezinhas Britanicas que tive a oportunidade de visitar...