quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Eldorado


Nostalgia a parte, gostaria de compartilhar um destino peculiar. Trata-se da cidade de Eldorado, cidade encravada no Vale do Ribeira e um otimo destino de aventura ... Tudo começou em busca da aclamada Caverna do Diabo, uma gruta em meio de uma vasta flora e cachoeira. Com acesso pelo Parque Ecologico de Eldorado, a caverna fica a poucos minutos de caminhada e oferece uma visita bacana. Entretanto, como de praxe, foi a posterior triha sugerida pelo guia local que realmente nunca esqueci. Cá entre nós, essa viagem faz quase 5 anos e, para aqueles que me conhecem, apesar de lutar, nunca fui adepto a exercicios fisicos regulares. Enfim, seguindo a sugestão local, eu, a Daiana e outro casal, seguimos pela "pequena" trilha. Logo de cara, notei a necessidade de "sobe" e "desce". Era incrivel ver a facilidade que o guia "passava" pelos riachos, escalava, descia, subia novamente, e sempre com um sorriso no rosto (sorriso mesmo, feliz por aquilo que fazia). Após algum tempo (2 horas e inúmeros minutos) saimos da trilha exaustos, mas com boas lembranças... Chegamos a um casebre simples, mas com um pessoal bem hospitaleiro. Voltamos ao hotel e tivemos um merecido descanso...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Free Shop , Índice Véio Zuza e outras besteiras

Antecipo, desde já, que não sou consumista (exceto por Comida e Bebida). Dificilmente vou ao Shopping, exceto para comer aquele cheese cake do Café do Ponto. Entretanto, preciso admitir minha compulsão pela quota "free" em que todos brasileiros tem direito no Free Shop. O fascinio é tão grande que, semanas antes de viajar, já tenho minha quota estourada e reservada. Confesso que esse post foi influenciado pelo último post do véio zuza (indice Big Mac), que discorreu sobre o poder de compra pelo mundo mensurado pelo respectivo sanduba. Momento em que me dei conta como se paga caro (e há muita gente que paga) por bens de consumo importado no Brasil. Para se ter uma idéia, pago pela bebida 4 vezes mais barato (podendo-se assim ficar 4 vezes mais bebado - Indice Véio Zuza .kkkk) no free shop ... Isso menos, 4 vezes mais barato. Conclusão: tenho que sair de carrinho, pois é preciso fazer máximo de estoque possível (isso se for possivel fazer estoque de bebida em casa ... Elas simplesmente evaporam !!!)



Dando contunuidade ao Indice Véio Zuza, não posso deixar de registrar um fato muito engraçado ocorrido nesses dias de carnaval... Vamos lá: Estavamos eu, meu irmão e outros bêbados no apto do recém casado "presuntinho" (cujo apelido já é sugestivo). Breja vai, breja vem e todos ficam alegres, engraçados, voltam a infância, enfim. Lembrei-me então da famosa frase do Ilustre Véio Zuza: "traga sua pinga e faça sua cama". Foi sucesso imediato entre os embriagados, intrigados pela profundidade de tal citação. No entanto, logo todos esqueceram (bêbado tem mémoria fraca), exceto um que, toda hora (já bebaço) falava: "Legal aquela frase, profunda, intíma (?). Choro de rir só de lembrar!!!. Ainda, como se não bastasse, o anfitrião (recém casado e possuidor de um vasto estoque de vinho , que ninguém se aventurou em beber no seu casamento no último verão), insistia em "desovar" seu estoque no auge dos 32 graus da tarde de sábado ... kkkkkk

Conclusão: Façam seus estoques de bebida no free shop ... Traga sua pinga e faça sua cama ... kkkk

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Paris



Acredito que poucas cidades no mundo possuem tantas diversidades quanto Paris. De um lado, observa-se um centro histórico belissímo, esplendor, de deixar qualquer um de queixo caido. Por outro lado, observa-se uma "outra" Paris, suja e impessoal aos arredores do periférico (uma éspecie de Rodoanel).
De fato, estive duas vezes em Paris. Na primeira vez, estive apenas 3 dias em minha volta dos alpes. Como era marinheiro de viagem, escolhi um hotel da rede Formula, bem longe do centro e apenas "algumas quadras do metrô". Logo de cara, para minha surpresa, o hotel não tinha banheiro privativo (isso mesmo!!!). Os banheiros eram de uso comum e ficavam no corredor. Confesso que isso foi uma das experiências mais desagradáveis que passei (horrivel!!!). Ainda para piorar, o metrô (que imaginava ser a algumas quadras), ficava do outro lado do periférico, ou seja, era necessário passar do debaixo dele (periférico, onde havia inúmeros mendigos) para acessá-lo. Desta forma, consegui, a muito custo, acessar o centro histórico sempre imaginando com seria a volta ao Hotel.
Insatisfeito, e cumprindo uma promessa (A Daiana não havia ido a Paris), resolvi voltar a cidade Luz para passar o fim de ano e, desta vez, com uma hospedagem decente. Ficamos próximo a Bastilla, a alguns minutos do Notre Dame. Apesar de não ser o melhor local de hospedagem, com certeza, mil vezes melhor que o Formula.
Como estava muito frio, senti falta das caminhadas ao redor do Rio Sena. No entanto, tivemos a oportunidade de visitar a cidade luz de cabo a rabo, incluindo Notre Dame, Torre, Arco do Triunfo, Louvre, Bastilla, Opera, Panteon e a visita ao Castelo de Versalhes (alias, super fácil de ir, com acesso através de trem baratinho).


Fugindo dos Fast Food, resolvemos investir no rango. Paris e outros lugares europeus que visitei, ao contrario do que as pessoas imaginam, possuem boa comida e bebida a preços camaradas. Em Paris, apesar de mais caro que outras cidades, é possivel uma refeição completa (entrada, prato e sobremesa) por menos de 20 euros, com exceção aos lugares badalados como Hard Rock e jantares de fim de ano. Não poderia deixar de registrar um fato engraçado. Estavamos vindo da torre e caminhamos em direção ao Arco do Triunfo quando decidimos almoçar em um restaurante na Av. Kleber. O restaurante apesar de antigo, nos chamou atenção pelo cardapio e público local. O cardápio oferecia bons pratos (a preços camaradas) e boa carta de vinho. Enfim, tudo estava perfeito: um bom vinho, alguns queijos e bife a bourguignon (uma espécie de filé mignom cozido com algumas especiarias). Quando, de repente, avistei o ratatouille, isso mesmo, um ratinho bem pequeno. Olhei, mas fiquei quieto (afinal a Daiana e sua irmã poderiam surtar), o ratinho cozinheiro aproximou-se de um senhor ao lado que, para minha surpresa, gentilmente, o espantou como se fosse um amigo de outras datas. Sorri em silêncio. Quando meu concunhado o viu também. Surgiu então uma desconfiança entre as mulheres (kkkkk), prometemos então que apenas diriamos ao sair... Como o fizemos. Engraçado de lembrar.
Passamos o ano novo em um restaurante próximo a Champs Elysses, nada de extraordinário. Poucos minutos antes da meia noite, caminhamos em direção ao Arco do Triunfo e presenciamos o ano novo (sem fogos, por determinação do governo francês). Após, caminhamos para a Torre Eiffel. Ela estava belissima, iluminada com diferentes tons, brilhava. Enfim, inesquencível.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

De repente (quase) 30 ...


2010, com certeza, será um ano de acertos, ou melhor, aceitação. Aceitar que emagrecer não é tão fácil como antes, que é preciso cuidar da barba, pois os cabelos estão indo, que sou pai e as coisas mudam a cada dia e, finalmente, que os (quase) 30 realmente estão chegando ... No próximo mês, especificamente, no dia 30, celebrarei mais um aniversário. Entretanto, por incrivel que pareça, tem algo diferente acontecendo. Aquele garoto precoce, que no fundo se orgulhava de jovem ser, realmente está envelhecendo. Não que isso seja o fim do mundo, entretanto, confesso que a cabeça muda e os valores também. Não tenho do que reclamar, trabalho (batalho) desde cedo e, após quase uma decada e meia de trabalho duro, gozo de alguma mordomia. Porém a mim me parece que após aos 30, se passa para 0 2/3, compreendendo-se dos 0 aos 30, 30 aos 60, e 60 aos até o que Deus quiser, sendo que após os 90 se faz hora extra. Percebo que a cada dia os valores mudam (de monetários para humanos). Não mais me importo em guardar alguns reais e sim, em quantos lugares, costumes e culturas estão lá, prontas para se descobertas (por mim). Percebo que tenho bebido mais (isso me preocupa) e a frase da Bassi (marca de carne da Marfrig) a cada dia tem mais sentido " para dias especiais como hoje"... Pensem nisso... Fui